28.5.09

O Paulo Peres escreve sobre cinema no Blue Bus. Vale a pena dar uma olhada no blog dele.

Cinema curto

27.5.09

Hoje faleceu o Ianelli. Bom, já tinha feito o que viera fazer. Uma pena, entretanto. Abaixo, Sinfonia em Branco. Se você não conhece o trabalho dele, vale a pena uma busca.

26.5.09

O meu é de 2007. Excelente essa "reconstituição histórica" da Wbdesigner Depot.
Você precisa ver Budapeste, de Walter Carvalho. Sinceramente, não consigo fazer um juízo de valor sobre a obra. E acho que isso é o que menos importa. Budapeste é denso, não pela trama, não pelo argumento mas pelo modo de como a história é contada. É denso porque é difícil identificar onde está essa complexidade. Budapeste tira você da rotina, dessa nossa vida mecanizada de acordar, trabalhar muito, tentar se divertir um pouco e voltar para casa dormir. Budapeste para sua vida e faz uma pergunta. Você precisa pensar com calma, até para achar os vários furos do filme e conseguir julgar o filme. Você pode achar o filme ruim. Mas, novamente, isso é o que menos importa. O interessante é saber que ele impõe uma reflexão, seja para o bem ou para o mal. Confira o trailer.



15.5.09

Este é o documentário US NOW, que trata sobre a colaboração em massa que a internet nos facilitou. Torcedores dirigindo times de futebol, redes sociais e por aí vai. A questão é: um coletivo é mesmo melhor que uma pessoa só? Lembre-se que o coletivo é sempre generalista e a pessoa é sempre especialista. Pense nisso.

Via UoD.

Us Now from Banyak Films on Vimeo.

13.5.09

E aí está o candidato de 2010 que a Pixar desenvolveu. Mas só pelo mês de lançamento já dá para saber que não vai levar. Como consolação, uma indicação a melhor animação e uma possível estatueta. É, vamos ter que esperar mais.



12.5.09

Vai ser um filme polêmico só porque estamos no Brasil, nação católica. Tirando isso, estou com a impressão que por causa deste tema polêmico vamos perder discussões bem mais ricas e interessantes que o filme traz. E você, o que acha?

5.5.09

Não sou corintiano, mas postei esse vídeo só como exemplo de ótima reportagem sobre os campeões estaduais de 2009. Será que temos muitos repórteres capazes de associar a trajetória de um time a um clássico da MPB? Eu acho que não. O que vemos é um monte deles se engalfinhando nas entrevistas coletivas para fazer as mesmas perguntas. Até jogador de futebol sabe disso, tanto que já programa suas respostas. Vamos fazer o melhor, mas sempre respeitando o adversário. Treino é treino e jogo é jogo. E a culpa é de quem? De quem não passou da quinta série ou de quem se formou na faculdade?